Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

IPTU

Cobrança indevida e danos morais

Publicado por Emerson Souza Gomes
há 6 anos

Causa indignação ao contribuinte ter seu nome enovelado em demanda judicial por conta de erro da administração tributária. Por si só provoca incômodos responder perante o Judiciário a uma execução fiscal, mais ainda quando é flagrante a cobrança indevida, como por exemplo, a de IPTU fora das hipóteses legais.

O Código Tributário Nacional considera contribuinte do imposto predial e territorial urbano o proprietário, o titular do domínio útil ou o possuidor de bem imóvel. A lei é clara quanto aos sujeitos obrigados ao pagamento do tributo. Em sendo vedado exigir tributo sem lei que o estabeleça, a cobrança indevida configura-se abusiva devendo ser declarado inexistente o débito.

Mas não para por aí. É inegável o constrangimento de quem é cobrado por uma imaginária dívida tributária. No caso do IPTU, os Tribunais estão repletos de demandas onde resta assente ser devida a compensação por danos morais, sobretudo, por alguns municípios também efetuarem o protesto em cartório gerando restrições no âmbito do direito do consumidor.

Por fim, vale lembrar que em qualquer demanda judicial que vise indenização por prejuízo envolvendo pessoa jurídica de direito público, a Constituição prevê não haver necessidade do autor comprovar o ato culposo da administração, bastando restarem presentes o prejuízo e o nexo causal entre a conduta e o resultado danoso.

Emerson Souza Gomes, advogado, OAB/SC 16.243, OAB/SP 380.633, OAB/ES 24.284, especialista em direito empresarial, fone: 47-3444-1335, e:mail emersongomesjuris@gmail.com

  • Publicações11
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações205
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/iptu/542306469

Informações relacionadas

Mariane Borrasca, Advogado
Artigoshá 4 anos

Isenção de IPTU

Victor Hugo Abreu, Advogado
Artigosano passado

Planejamento Tributário

Erika S Viana, Advogado
Artigoshá 3 anos

Restituição de ITBI - Entenda como funciona

Bruno Rocha, Advogado
Modeloshá 3 anos

Ação Declaratória de Inexigibilidade c/c Repetição de Indébito

Antonio Felipe de Souza, Advogado
Notíciashá 8 anos

Direito Tributário

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)